Muita gente não sabe, mas a falta de higiene bucal nos cães e gatos pode causar desde problemas de tártaro até infecções nos rins, coração, fígado e articulações.
Os cremes dentais para cães devem ser específicos para cada espécie. Foto: Shutterstock
|
Portanto, os donos não podem deixar de se preocupar com a saúde da boca de cães e gatos. “Se não houvesse necessidade de escovar os dentes, já teriam inventado alguma forma mais prática de cuidar dos dentes dos humanos também”, compara Radighieri. Os petiscos, que prometem combater os problemas bucais, ajudam, mas o mais importante para prevenir doenças é a mecânica da escovação. Ela evita o acúmulo de restos de alimentos que podem fazer com que as bactérias se proliferem. Mas, cuidado, os cremes dentais devem ser específicos para cada espécie.
RAÇAS COM MAIS PROBLEMAS BUCAIS
Via de regra, quanto menor a raça, maior o cuidado com a higienização da boca. Já nos gatos, como a anatomia é diferente, não é possível dizer quais raças são mais propensas a ter problemas bucais. Segundo Ricardo Radighieri, os cães que mais apresentam o sintoma são:• Yorkishire Terrier
• Maltês
• Poodle
Fonte: Revista VivaSaúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário