google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Saiba como as palavras são entendidas pelos cachorros - PLANETA DOS PETS

"NÃO BASTA AMAR, TEM QUE CUIDAR"

Translate

Saiba como as palavras são entendidas pelos cachorros

 

Fonte:Beatriz Montesanti 

Pesquisa inédita submeteu os animais a exames de ressonância magnética para avaliar a reação do cérebro canino à linguagem humana

FOTO: UNIVERSITY OF LIVERPOOL FACULTY OF HEALTH & LIFE SCIENCES/CREATIVE COMMONS/FLICKR

 O LADO ESQUERDO DO CÉREBRO DOS CACHORROS REAGE AO SIGNIFICADO DAS PALAVRAS, ENQUANTO O LADO DIREITO REAGE À ENTONAÇÃO

 

Não é só uma questão da forma como falamos com os cachorros, mas também do que falamos. É o que aponta um novo estudo publicado pela revista “Science”.

A pesquisa, feita pelo neurologista húngaro Attila Andics, da Eotvos Lorand University, de Budapeste, chegou à conclusão de que, em certa medida, cachorros podem de fato compreender a linguagem humana.

Tal como em humanos, constatou o neurologista, o lado esquerdo do cérebro desses animais reage ao significado das palavras, enquanto o lado direito reage à entonação - ou seja, o conteúdo emocional do som.

Andics estuda a linguagem e o comportamento de cachorros e humanos. Em sua pesquisa, ele analisou os animais submentendo-os a exames de ressonância magnética que pudessem gravar sua atividade cerebral. 

Na sequência, um adestrador passou a entoar expressões familiares ao universo canino, como “bom garoto”, “super” e “muito bem”. Também testou palavras menos afeitas, como “no entanto” e “não obstante”, repetindo-as sempre em um tom positivo e em tom neutro.

Como esperado, as palavras de conteúdo positivo, ditas num tom otimista, ocasionaram uma atividade expressiva nas regiões do cérebro associadas à noção de “recompensa”. Quando ditas em tom neutro, ainda assim havia atividade, porém em menor escala.

O surpreendente nos resultados, no entanto, foi o fato de que palavras como “no entanto” ditas em tom positivo provocaram a mesma reação que um “bom garoto” proferido sem emoção - ou seja, pouca atividade. O que leva à conclusão de que não apenas a reação importa no trato com os cachorros, mas também o significado das palavras.

Em entrevista ao jornal "The New York Times", o pesquisador ressaltou, porém, que isso não significa uma compreensão imediata da palavra por parte dos bichos.

Eles podem se confundir quando forem ofendidos, por exemplo, num tom jocoso. Isso acontece pois os animais sabem ler a linguagem corporal e a expressão facial e, portanto, associam as palavras ao sentimento com que ela foi falada.

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre o que procura

Ame seu animal de estimação

Ame seu animal de estimação
" Os animais são amigos tão agradáveis: não fazem perguntas, não criticam."