Contar com a ajuda de um cão-guia é para poucos (bem poucos) deficientes visuais. Segundo o IBGE, existem cerca de 60 animais do tipo no Brasil para quase 150 000 cegos. Pensando nisso, o Sesi-SP criou um projeto bem bacana, na data de hoje (16/04), entra em sua última etapa. Às 10h30, na sede da Fiesp, doará nove cães-guia para sortudos pré-selecionados.
O processo começou em 2011, quando a entidade adquiriu 32 filhotes de labrador e golden retriever – durante o programa, apenas nove deles se mostraram aptos para o trabalho. Depois, famílias voluntárias acolheram temporariamente os totós para ajudá-los na socialização, proporcionando o máximo de estímulos possíveis.
Oito meses depois, o peludos se mudaram para um canil a fim de começar o intenso treinamento específico. Essa etapa se deu aqui no país mesmo, algo raro, já que a maioria dos cães-guia é criada e treinada no exterior, o que encarece, e muito, o preço de um cachorro.
Por fim, houve um processo de escolha de quais deficientes visuais, necessariamente trabalhadores da indústria paulista, receberiam a doação. Os beneficiados vivem na capital e em Santo André, São Bernardo e Mogi das Cruzes. Amanhã, será um grande dia para eles. Ganharão, então, fieis escudeiros.
Não é demais essa iniciativa? Clap clap clap.
Nenhum comentário:
Postar um comentário