google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Prefeitura de Recife proíbe circulação de carroças com tração animal nas rua - PLANETA DOS PETS

"NÃO BASTA AMAR, TEM QUE CUIDAR"

Translate

Prefeitura de Recife proíbe circulação de carroças com tração animal nas rua


Projeto da prefeitura foi aprovado pelos vereadores nesta terça-feira (8/10).

Objetivo é dar fluidez ao trânsito e proteger animais de maus-tratos.



Cavalo é levado para Centro de Vigilância com indício de maus tratos em operação no Recife. (Foto: Inaldo Menezes/PCR) 
Com sinais de maus-tratos, cavalo que puxava carroça é
levado para Centro de Vigilância Animal


A Câmara do Recife aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (8/10), o projeto de lei que proíbe a circulação de carroças com tração animal nas ruas da capital. A matéria será encaminhada para sanção da prefeitura nos próximos 15 dias e entra em vigor após 120 dias depois de publicada no Diário Oficial do município.

O projeto foi proposto pelo secretário-executivo de Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal, em agosto passado. "O foco [da lei] é incluir socialmente a família dos carroceiros, melhorar o trânsito da cidade e proteger e cuidar dos animais. Foi uma vitória muito grande, pois antes não podíamos recolher as carroças das ruas, ao menos que houvesse sinais de maus-tratos ao cavalo. Espero que sirva de exemplo para outras metrópoles", explicou.

A fiscalização para retirar os veículos de tração animal será feita pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e Polícia Militar. A lei estipula multa de R$ 500 apenas nos casos de reincidência. Os animais serão apreendidos e enviados para um local específico, fora da área urbana do Recife, onde serão recuperados e colocados para adoção sob a supervisão da Secretaria Executiva de Direitos dos Animais.

O secretário informou que, até a lei começar a valer, a prefeitura vai cadastrar os carroceiros para qualificação profissional e direcionamento para o mercado de trabalho, numa articulação entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Juventude e Qualificação Profissional e Mulher.
"Eles serão qualificados de acordo com o perfil para poder gerar uma renda alternativa. Essas pessoas não vivem da carroça, sobrevivem. Ganham cerca de R$ 400 por mês, são na maioria analfabetos e ainda não têm condições de cuidar dos animais, que acabam soltos à noite para comer lixo", disse Vidal.


Fonte:  Do G1 PE
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre o que procura

Ame seu animal de estimação

Ame seu animal de estimação
" Os animais são amigos tão agradáveis: não fazem perguntas, não criticam."