Foto: Thinkstock
Imagine
como seria ter um cãozinho para brincar e afofar sem ter de se
preocupar com todas as responsabilidades que vêm junto com eles. Nada de
veterinários, nada de limpar a bagunça, nada de gastar com ração, nada
de se preocupar em viajar sem ter com quem deixar o companheiro de
pelos.
Pois essa oportunidade existe, e é explorada por um serviço recente
no Brasil: o aluguel de cães para companhia. E aqui não se trata, por
exemplo, de um animal para ajudar na guarda de uma casa, ou para
“trabalhar” como guia. Com os cães de aluguel, paga-se apenas para ter a
companhia de um peludo, como se ele fosse seu, mas sem que você tenha
de assumir a criação.Empresas que alugam bichinhos já existem no exterior, em países como Coreia do Sul e Estados Unidos. No Brasil, alguns canis oferecem cachorros para passar fins de semana, semanas inteiras e até mesmo meses. Só basta negociar. Segundo os proprietários, os peludos já são treinados para lidar com situações diferentes de seu dia a dia e para conviver com estranhos.
Não há um padrão de preço, mas as diárias podem sair por um mínimo de R$ 50, dependendo da raça do cachorro. Geralmente, os cãezinhos mais oferecidos são os mais dóceis e de menor porte.
Apesar de parecer uma boa solução para quem adora um pet, mas não pode ter um bichinho de estimação, o serviço de aluguel de cães é extremamente controverso e criticado por organizações não governamentais (ONGs) que se dedicam a lutar pela proteção dos animais.
Essas entidades acusam os empresários de colocarem os peludos em uma situação de crueldade ao forçarem o relacionamento com as pessoas que os alugam. Outro ponto polêmico é a falta de regulamentação e de controle desses canis.
Diretora do Instituto de Saúde e Psicologia Animal, a médica veterinária Ceres Faraco afirma que os cães precisam de consistência e estabilidade para crescer e para se desenvolver sem traumas e problemas de comportamento.
“Eles necessitam de um tutor fixo”, diz a veterinária. Segundo ela, cachorros submetidos a uma convivência forçada com diferentes tutores, como no caso dos de aluguel, podem se tornar ansiosos e amendrontados. Isso não significa que necessariamente os bichinhos fiquem agressivos, mas, segundo a especialista, eles certamente serão infelizes.
A sugestão de Ceres é que haja pelo menos um ambiente fixo para a socialização dos peludos com tutores diferentes. Sem ter de se mudar a cada semana, o estresse dos pets diminui. “Esse serviço poderia existir se fosse em um parque, por exemplo, com atividades lúdicas, e que eles recebessem visitas”, afirma.
Fonte: Por Rafael Pinto | Vida de Cão
Que porcaria é essa?? Leva o bichinho para companhia, quando enjoa devolve...Muito lindo, não é? Mais uma vez acham que o cão é uma mera mercadoria ou prestador de serviço ao humano...
ResponderExcluirIsso tem que ser proibido por LEI!!! O animal se apega ao dono, às pessoas que cuidam dele, que o agradam...Mais um sofrimento aos animais num mundo onde o ser humano se acha o dono de tudo...com atos cruéis o tempo todo...
Vamos fazer um abaixo- assinado para conter mais essa sandice inventada por humano FDP e idiota!!!
Acho esse tipo de serviço prestado um completo absurdo.
ResponderExcluirQuem presta esse tipo de serviço ou quem contrata o mesmo para mim não tem coração e vive de explorar os animais. Os animais não são objetos descartáveis e sim seres que assim como nós tem sentimentos, porém muito mais puros e verdadeiros e mais DEUS soprou neles o mesmo folego de vida que soprou em nós. Essas pessoas deveriam rever seus conceitos e seus principios também. Rita
Que beleza em!
ResponderExcluirTantos abrigos lutando para doar cachorros e gatos, recolhendo animais de rua que são tratados como um objeto descartável e ainda mais essa?
MERCENÁRIOS!
Simplesmente ridículo, isso é cruel e covarde com o bichinho !! Era só o que faltava, mais uma modalidade de exploração com os animais !! Affff...
ResponderExcluirRIDICULOOOOOOOOOOOOOOOOOO ISSO!!!!!
ResponderExcluirdeveriam ter vegonha de colocar uma imbecilidade dessa em um blogue
Animais não são objetos, criam amor incondicional com suas famílias, alugar animal é imoral.
ResponderExcluirAcho que devemos sim publicar essas notícias, para que as pessoas se mobilizem e não deixe isso acontecer. Pois seria covarde de nossa parte se omitir diante de um fato fingindo que isso não acontece.
ResponderExcluir