Gatos não são
animais que vivem em grupos. Por essa razão, o comportamento dominante é
tipicamente limitado à guarda de recursos e comportamento territorial.
Eles podem atacar se sentirem que o território está sendo ameaçado ou
caso sintam-se em risco de perder um recurso estimado, como comida ou o
brinquedo favorito. Qualquer item que um gato quer é considerado um
recurso e pode causar agressão se ele for ameaçado e qualquer lugar onde
o gato passa o tempo pode causar uma agressão territorial. Aborde o
comportamento dominante em gatos identificando os conflitos territoriais
ou de recursos e trabalhando para eliminar esses problemas.
O que você precisa?
- Caneta
- Papel
- Brinquedos para gatos
- Petiscos para gatos
- Caixa de areia
- Ração de gato
- Tigela de ração
Instruções
-
Liste os problemas comportamentais que você está presenciando. Escreva uma pequena descrição de cada problema recorrente. Essa lista deve conter também quaisquer incidentes maiores, como ataques que requerem atenção médica. -
Identifique problemas de recurso ou territoriais relacionados aos comportamentos listados. Por exemplo, se você escreveu "o gato me morde após ser alimentado", você deve formar uma hipótese de que a fonte desse problema é o desejo do seu gato de te manter longe de sua comida. -
Reduza a escassez de qualquer recurso que cause problemas comportamentais. Se o gato está vigilando a comida, dê a ele mais duas ou três tigelas ao redor da casa e se esforce para mantê-las cheias. Se a caixa de areia está causando problemas, dê mais caixas. Se seu gato está se comportando de modo dominante porque quer sua atenção, arranje mais tempo para brincar e socializar com ele. -
Relacione algum possível componente hormonal ao comportamento. Os gatos que não foram castrados, particularmente os machos, frequentemente apresentam comportamento territorial. Considere castrar o seu gato. -
Redirecione a energia de seu gato quando ele se comportar de modo territorial. Se ele avançar em você, com a intenção de tirá-lo do seu território, jogue um brinquedo ou petisco horizontalmente ao longo do seu campo de visão. Ofereça carinho e alimento quando seu gato atacar o item jogado ao invés de você. Com o tempo, ele aprenderá a automaticamente redirecionar a agressão territorial em direção aos brinquedos.
Dicas & Advertências
- Qualquer gato que apresente uma mudança súbita na personalidade e no comportamento deve ser levado ao veterinário antes que você tente fazer modificações. Muitos problemas de saúde tratáveis podem desencadear mudanças de comportamento.
- Considere contratar um profissional em comportamento animal para te ajudar com o seu gato. Um problema como esse, assim como um problema médico, pode ser tratado mais efetivamente por um profissional experiente e orientado.
- Se possível, compre um difusor de feromônio calmante para cada ambiente onde o seu gato fica. Esses difusores, que borrifam um feromônio calmante no ar, podem reduzir drasticamente a ansiedade e agressão nos gatos.
- Nunca puna o gato. Bater ou gritar apenas aumentará os problemas comportamentais, causando medo e ansiedade.
- Se seu gato está atacando animais e/ou pessoas, aqueles que se ferirem devem procurar atenção médica. Mordidas e arranhões de gato frequentemente infeccionam.
- Evite mudanças na rotina diária de qualquer gato que tiver tendência ao comportamento dominante. Apenas uma leve mudança, como rearranjar a mobília, pode fazer com que o problema volte.
Referências
- Ron Hines, DVM: Lidando com o comportamento agressivo de seu gato [em inglês]
- Catster: Gatos e dominância [em inglês]
- World Small Animal Veterinary Association: Entendendo o comportamento felino [em inglês]
Fonte:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário