google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Inclusão Pet merece carinho igual - PLANETA DOS PETS

"NÃO BASTA AMAR, TEM QUE CUIDAR"

Translate

Inclusão Pet merece carinho igual

Conheça os principais tipos de deficiência em pets e saiba como se adaptar para garantir saúde a eles


  No mundo dos pets, a deficiência física também é muito comum  
No mundo dos pets, a deficiência física também é muito comum


Há três anos, a dona da poodle Sol, 9 anos, percebeu que havia algo de diferente com a cachorra. Sol começou, a esbarrar nos móveis da casa e a estranhar algumas pessoas. Foi então, que após, uma consulta veterinária, sua dona, Borika Hegyessy descobriu que a cadela estava com catarata, doença que não pôde ser tratada e que a deixou completamente cega. “Não tem diferença: o carinho é o mesmo. Só é preciso ter certos pequenos cuidados”, conta Borika sobre sua relação com a poodle.
Borika tem vários outros animais em casa e o tratamento é diferenciado para Sol apenas na hora da alimentação. Para evitar brigas com os outros pets, Sol come em um cômodo separado, isolada dos demais. O mesmo é feito com Pequeno, um poodle de aproximadamente 3 anos que chegou há duas semanas na família Hegyessy. Ele, assim como Sol, não enxerga, e foi resgatado de maus-tratos.
A data de hoje é marcada nacionalmente como o Dia de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência Física, evento lembrado pela luta por direitos iguais e também para busca de novos caminhos para a inclusão social, cidadania e participação desta parcela, cada vez maior, da população brasileira.
No mundo dos pets, a deficiência física também é muito comum e cada vez mais os médicos veterinários estão empenhados em melhorar a qualidade de vida dos animais que possuem algum tipo de problema físico. Há também várias pessoas que adotam cães deficientes, pois estes foram rejeitados pelos donos.
“O atendimento em animais com algum tipo de deficiência que foram adotados depois de serem rejeitados pelos seus primeiros donos têm crescido muito nas nossas unidades”, afirma Carla Alice Berl, médica veterinária e diretora do Hospital Veterinário Pet Care, que tem acessibilidade para clientes e animais com necessidades especiais.
De acordo com a médica veterinária, existem atitudes que podem ajudar a evitar a cegueira nos animais, como o bom manejo alimentar e vacinal dos pets, que contribui para a prevenção de alguns tipos de afecções oculares de origem inflamatória, como por exemplo, as associadas à doença do carrapato ou algumas infecciosas como a cinomose.
Existem outras deficiências mais comunsPopularmente conhecido como Basset e Salsicha, o Dachshund ou Teckel é a raça que mais sofre de paralisia aguda dos membros posteriores. Isto ocorre devido a um problema de coluna: a hérnia de disco (geralmente da região toraco-lombar). Segundo Carla, identificar os primeiros sintomas é o primeiro passo para garantir o sucesso do tratamento.

Outro tipo é a surdez. “Normalmente educamos nossos pets com elogios e repreensão verbal e como o cão não pode ouvir, temos que usar sinais com as mãos”, orienta Carla. O processo de ensinar um sim com as mãos é relativamente simples. Primeiro, o dono do animal dá o sinal de mãos e em seguida oferece as guloseimas e petiscos para fazer o reforço positivo.
MAIS
Cadeira de rodas para pets Na internet, é possível encontrar fornecedores de equipamentos do tipo para cães e gatos com dificuldade de locomoção, como a Car Dog, a Vetcar e a Vida Sobre Rodas. Os preços dos equipamentos variam de acordo com o tamanho e o peso do animal.


Fonte:  Agência BOM DIA
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre o que procura

Ame seu animal de estimação

Ame seu animal de estimação
" Os animais são amigos tão agradáveis: não fazem perguntas, não criticam."