Estudo publicado no Jornal de Processos Comportamentais afirma que os gatos têm mais afinidade com donos do sexo feminino.
Mas isso só tem relação por causa da interação entre eles. O estudo revela que o motivo que faz com que os gatos estejam mais próximos das mulheres é que elas interagem com os seus gatos – sejam eles machos ou fêmeas – mais do que os homens. Sendo assim, elas têm um relacionamento mais intenso com os seus gatos em comparação aos homens.
A co-autora do estudo, Dorothy Gracey, explica, “ o relacionamento entre um gato e um humano pode envolver atração mútua, compatibilidade de personalidade, facilidade de interação, brincadeira, afeto e apoio social. O humano e seu gato podem mutualmente desenvolver interações ritualizadas que mostram uma compreensão substancial e mútua das inclinações e preferencias de cada um.”
A verdade é que os gatos são apaixonados pelos donos e demonstram esse carinho de diversas formas, dentre elas copiar a rotina diária do dono e passar o dia reservando sua energia para brincar quando o dono chegar em casa . Mais ainda assim, o comportamento do gato se intensifica quando seu dono é uma mulher.
Comunicação entre donos e gatos
A comunicação entre gatos e seus donos é tão forte que ambos conseguem expressar a sua necessidade de dar e receber carinho e atenção, além de compreender a necessidade do outro. Aliás, os pesquisadores concluíram que gatos e os seus donos são altamente influenciados um por outro, de tal forma que um estava determinando o comportamento do outro.
Por exemplo, quando o gato está no colo de sua dona, ele, por vezes, começa a agir como um bebê. Paralelamente, a dona tende a agir como uma mãe, que conversa com o filho e oferece calor e conforto da melhor forma possível.
Essa comunicação é intensificada com mulheres extrovertidas e gatos novos e ativos. Nesses casos, os gatos precisavam apenas dar dicas sutis, como abanar o rabo, para serem compreendidos por suas donas.
Fonte: Poucos Minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário