Educar seu cãozinho pode ser um desafio, mas o principal é você manter a calma e não desistir. Para te ajudar nesta missão, reunimos algumas dúvidas recorrentes e suas soluções.
Como fazer para ensinar um cachorro novo a não dormir dentro de casa, e sim no quintal?
O ideal é que o cão seja levado para dormir no lugar definitivo depois de estar familiarizado com a casa – e essa transição pode levar uns três dias. Compre uma casinha confortável e resistente ao vento e à chuva – assim ele vai se sentir protegido, com um lugar par descansar e roer ossos. Coloque a casinha perto da porta da entrada ou em algum ponto de onde o cachorro possa ver seus donos.
Se ele chorar ou latir quando ficar sozinho, você deve sim repreendê-lo, mas com uma bronca rápida e sem palavras - faça barulho com uma lata cheia de moedas. Assim ele não vai achar que recebeu atenção do dono e vai aprendendo que não adianta ficar latindo.
Como ganhar confiança de um cachorro que foi vítima de maus tratos?
Normalmente cachorros que sofreram maus tratos se tornam desconfiados de novos donos e a aproximação com seu animal de estimação pode demorar mais. Para conquistá-lo, você pode incentivar a aproximação com petiscos. Evite novos traumas: não tome atitudes que o amedrontem, como olhar fixamente nos olhos ou fazer gestos bruscos.
Situações incômodas também devem ser bem pensadas, como a vacinação. E quando você tiver de repreendê-lo, não dê broncas que possam assustar. Use um spray amargo para condicioná-lo, sem demonstrar que está zangado. Não grite nem diga ‘não’.
Meu cachorro tem mania de puxar minha roupa quando vou sair de casa. O que fazer?
Um jeito simples de resolver é fazer seu cachorro sentir algum desconforto quando estiver prestes a puxar sua roupa. Você pode usar uma lata cheia de moedas: chacoalhe-a no momento em que o cachorro fizer menção de pular em cima de você.
Se ele for medroso, um simples borrifador de água pode resolver, lançando água em seu focinho. Não precisa ter dó de seu cachorrinho: depois de algumas investidas ele vai entender que não pode ter este tipo de comportamento. Mas é importante não esquecer: para dar certo, o desconforto só deve ser provocado no instante exato da infração. Punições depois não vão adiantar.
Fonte: por Ana Béco
Nenhum comentário:
Postar um comentário