O trabalho de controle populacional do Centro de Controle de Zoonoses de Americana é considerado como modelo para o médico veterinário da cidade de Alcobaça, Bahia, Dr. Paulo Sérgio Onofre.
Dr. Paulo soube do trabalho realizado pelo CCZ através de um colega de profissão e veio a Americana para conhecer as instalações do CCZ. Durante todo o dia de hoje, o veterinário acompanhou a castração química de cães e gatos machos.
“Atuo nas cidades de Alcobaça, Caravelas e Prado, que ficam no extremo sul da Bahia. E nesses locais não existe Centro de Controle de Zoonoses. Temos muito a aprender na área de saúde pública. O trabalho realizado pelo CCZ é maravilhoso e merece destaque. Tudo aquilo que dá certo tem que ser duplicado, ainda mais na administração pública”, disse.
Para ele, o CCZ tem muito a oferecer às demais cidades do país. “O Estado da Bahia tem muito a aprender na área de controle de zoonoses e de controle populacional de cães e gatos. A castração química é um serviço pioneiro de Americana, simples, mas de muita importância”, acrescentou. Ainda nesta semana, uma equipe de Rio Claro também conhecerá o CCZ de Americana.
Fabrizio Bordon, secretário de Saúde, comentou que a vinda de profissionais de outras cidades e estados para conhecer o trabalho realizado pelo CCZ de Americana reforça a importância das ações de posse responsável e faz com que a cidade se torne referência no assunto. “O prefeito Diego De Nadai sempre colocou para nós, da Secretaria de Saúde, a importância de não só atendermos com dignidade as questões ligadas às zoonoses como também dos animais que permanecessem temporariamente sob os nossos cuidados. Sermos referência para outros municípios nos torna ainda mais comprometidos e mobilizados por uma saúde pública de qualidade”, falou.
Fonte: Portal Novidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário