Bom guardião, cãozinho é excelente para crianças por causa da energia e da disposição
A veterinária Ana Lúcia e Carminha: raça gosta de carinho e adora brincadeiras. (Foto: atheus Urenha / A Cidade)
Terriers são alegres, bastante ativos e costumam ser muito eficazes quando assumem a posição de guardiões. Fazem alarde ao sinal de qualquer movimento ou barulho estranho à rotina da casa. É um cão destemido e inteligente e, embora seja mais rústico, é delicado e excelente para criança devido à disposição e energia. “Mesmo sendo um pouco arisco, a criação do animal é que vai definir o seu comportamento”, afirma a veterinária Ana Lúcia Medeiros, do Little Dog Pet Shop, e que já foi criadora da raça.
O cão ganhou fama ao se tornar ‘garoto propaganda’ de uma marca de uísque escocês e personagem do filme “A Dama e o Vagabundo”, na pele (e nos pelos) do ranzinza Joca. E o scottish foi o cão preferido eleito por personalidades como o ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Regan, Lisa Minelli e Julie Andrews. “Apesar de ser um cachorro rústico, ele é delicado, gosta de carinho e aceita brincadeiras”, explica.
Socialização
Na hora de adestrá-lo a socialização é muito importante, porque sua personalidade forte e valentia, às vezes, dificulta o convívio com outros cães. Essa característica lhe rendeu até o apelido de ‘Galo do Norte’. “É por ele ser um animal de ataque, mas tudo depende da forma que é criado”, ressalta.
Sua pelagem aparece em três cores: preto, trigo e malhada. Uma marca são os tufos de pelo na orelha, justamente, para proteger da entrada de terra durante as caçadas. Como sua altura média é de 25 centímetros e seu peso fica entre 8 e 10 quilos, ele pode ser criado em apartamentos.
A aerodinâmica do seu corpo revela sua função de origem. “Seu focinho é longo, porte baixo e forte para conseguir caçar em buraco. Além do pelo na orelha e no olho para proteger de terra”, descreve Ana.
Segundo a veterinária, a raça pode ser criada em apartamento, desde que se passeie bastante com o animal. “Como é ativo, precisa gastar energia”, diz.
Comerciante elogia o temperamento do cão que participa de exposições e concursos. (Foto: Matheus Urenha/A Cidade)
O comerciante Ricardo Bernardes Barreto se apaixonou pela raça e logo após adquirir Bidu Kurten, hoje com dois anos e meio. Na época que comprou o filhote, estimulado pelo desejo do filho em ter um cachorrinho, não tinha conhecimento da raça, mas já no primeiro momento percebeu que se tratava de um cão diferenciado. “Tem uma expressão marcante e ao longo do tempo fui observando como é fiel, excelente companhia, alegre e temperamental”, comenta.
E Barreto afirma que embora tenha o instinto de caça e briga, é um cão extremamente dócil para se ter em casa. “O meu fica o dia inteiro sozinho no apartamento e é tranquilo, raramente ladra e não incomoda os vizinhos”, fala.
Como o apego foi grande, o comerciante dedica tempo aos cuidados com Bidu. Caminhada todos dos dias pela manhã e pela tarde, além de escovar seu pelo.
Bidu come da melhor ração, toma vitamina para pelo e derme, recebe banhos semanais com xampu especial e escovação. Cuidados na rotina já lhe rendeu o prêmio como o segundo melhor cachorro da região da sua categoria na Exposição de Raças de Ribeirão Preto, em 2012.
Para ressaltar a beleza do pelo do Bidu, Barreto só faz a tosa típica da raça, que é exigida nas exposições.
Fonte:
Jornal A Cidade - Valeska Mateus
Nenhum comentário:
Postar um comentário