Sem ter como pagar despesas, locatários deixaram imóvel, dizem vizinhos.
Moradores arrombaram portão para alimentar cães, mas um deles morreu.
Filhotes estão abandonados em quintal de casa em Jaboticabal (Foto: Marielle Rosa/VC no G1)
Segundo Marielle, os cães foram deixados no local - na Rua Antonio Carlos Costa, n.º 381 - há um mês pelos antigos moradores da casa, que teriam se mudado por falta de condições financeiras para pagar o aluguel e despesas de água e energia elétrica.
"Minha avó é vizinha do imóvel. Parece que as pessoas que moravam na casa não pagavam o aluguel. Os serviços foram cortados e esse pessoal, aparentemente, abandonou o imóvel, inclusive com os móveis dentro da casa. O problema é que eles largaram duas cadelas e uma delas deu cria há pouco tempo", conta.
Preocupação
Marielle afirma que os vizinhos têm alimentado os cães diariamente, mas ninguém se prontificou a adotar os animais. "A sorte desses animais é que eles [os vizinhos] conseguiram entrar no quintal, caso contrário, já teriam morrido de fome e de sede. Já ligamos na Prefeitura, no canil municipal e ninguém pode ajudar. No canil, disseram que está lotado e que não podem buscar esses cães. Não sabemos mais o que fazer", afirma.
Cadela tinha dado à luz quatro filhotes: apenas
três sobreviveram (Foto: Marielle Rosa/VC no G1)
três sobreviveram (Foto: Marielle Rosa/VC no G1)
No caso dos cães abandonados no imóvel relatado, a orientação do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses é de que os vizinhos acionem a polícia. "A Prefeitura de Jaboticabal informa que o abandono de animais é crime, portanto, o caso é de total responsabilidade da Polícia Ambiental."
A Polícia Militar Ambiental informou que não foi comunicada sobre o caso até a manhã desta quinta-feira (29), mas enviará uma equipe ao local para verificar o problema e tomar as medidas necessárias.
O G1 também entrou em contato com a imobiliária responsável pela locação do imóvel. Por telefone, o proprietário da empresa, Rudy Nosralla, afirmou que a Justiça expediu uma ordem de despejo para que a família deixasse a casa em 15 dias.
Como a medida não foi cumprida - o prazo venceu na última semana -, uma nova ordem de despejo, dessa vez coercitiva, será expedida ainda nesta quinta-feira (29) para que a polícia e os funcionários da imobiliária possam entrar na residência e retirar o mobiliário e os animais. Os cães deverão ser levados para o canil municipal.
Abandonado, imóvel que abriga cães está em condições precárias de higiene (Foto: Marielle Rosa/VC no G1)
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário