Enfermeira Maria das Graças tem dez animais, entre cães e gatos, e diz conhecer os hábitos de repouso de todos eles. Foto: Athur de Souza/Esp.DP/D.A Press |
A enfermeira Maria das Graças Barros, 45 anos, tem dez cães e seis gatos e afirma que percebe a diferença na rotina de cada um deles, inclusive no horário de dormir. "Eles não são iguais, cada um tem rua rotina. Mas eu consigo acompanhar a de cada um e sempre noto quando eles apresentam alguma mudança. Se estão dormindo demais ou sem conseguir descansar direito, me preocupo logo e levo ao veterinário", afirma.
Ela ainda conta que considera importante manter o animal sempre saudável para garantir um sono mais tranquilho. "Tenho um cão sem raça definida que tem problemas para urinar. Então quando ele fica com dor, não consegue dormir. Procuro ficar bastante atenta, porque quando ele está assim já dou a medicação e ele fica mais tranquilo para dormir. Além disso, procuro dar alimentação boa para eles", conta.
De acordo com a veterinária e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Roseana Diniz, o tempo de sono e os horários de repouso variam de acordo com vários fatores e é preciso levar em consideração que existem exceções. "Não há uma determinação sobre o horário de sono dos animais. O clima, o relógio biológico, o estímulo do ambiente, as aptidões de cada espécie e as necessidades fisiológicas podem alterar as horas de sono tanto dos gatos como dos cães", afirma.
Entenda de que maneira o sono dos pets pode variar através da explicação da veterinária:
Clima
Em um tempo mais quente, os cachorros ficam mais cansados, assim como os gatos que também ficam enfadados, porém estes resistem mais à temperatra alta. Já no frio, a tendência é de que os felinos se encolham para manter a temperatura do corpo. Já os cães, que são mais resistentes às temperaturas baixas, podem exercer algumas atividades.
Necessidades fisiológicas
O tempo do sono pode variar de acordo com as fases de cada espécie. Como na gravidez, em caso de doença e quando o animal é idoso ou filhote. Quando são muitos novinhos, por exemplo, a rotina é apenas de comer, brincar e dormir. Então os filhotes dormem bastante, até para manter a temperatura do corpo, por isso nessa fase é comum todos ficarem bem juntinhos. Quando crescem, eles já passam a ter mais atividades. Precisam ir atrás de comida, ter atividade sexual, por exemplo, então passam boa parte do tempo acordados. Assim como na fase senil ele estará menos ativo e a tendência é que descanse mais. Outras fases em que pode haver momentos de sono maiores são na gravidez ou em caso de enfermidades, principalmente doenças que causam dor ou febre.
Relógio biológico
Existem horários em que é da natureza evitar atividades que gaste muita energia. Como no período de 11 horas da manhã até às 14 horas. Nesse momento a temperatura está bem elevada e é garantido que os animais repousem. Por isso é importante evitar sair com os pets nesse horário, pois caminhar no asfalto quente pode causar até um colapso térmico.
Estímulo do ambiente
Quanto menos estímulo o animal receber em um ambiente, mais sono ele terá. E um estímulo pode ser acompanhar alguém que está em atividade. Por exemplo, o cão costuma seguir seu dono pela casa, já o gato, se não tiver esse costume, pode estar em repouso, mas observando atentamente algo, que também serviria como estímulo para ele. Então o estilo de vida e o enriquecimento do ambiente em que o animal vive é que vai definir o tempo de sono dele.
Aptidões
Cada animal tem sua própria aptidão. Um cão de guarda, por exemplo, irá passar a noite acordado e o dia em repouso. Porque o horário para ele dormir é durante o dia, já que a noite ele precisa estar em alerta. Aqueles animais que convivem no dia a dia com seu tutor, pode acompanhar a rotina dele, dormindo e acordando na mesma hora que seu dono.
Quanto a diferença do tempo de sono entre os cães e gatos, Roseana afirma que os gatos dormem bem mais que os cães. "Normalmente os cães dormem de noite e têm dois ou três momentos de cochilos de vinte minutos durante o dia, podendo repousar de 10 a 12 horas intercaladas. Já os felinos, além da noite, dormem também durante o dia. E se ele tiver pouca atividade, dorme mais ainda. Podendo chegar a 16 ou 18 horas intercaladas de sono por dia", completa.
Fonte: Mariana Fabrício - Diario de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário