google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Eu sou...Treinador de cão-guia - PLANETA DOS PETS

"NÃO BASTA AMAR, TEM QUE CUIDAR"

Translate

Eu sou...Treinador de cão-guia


Editora Globo

NOME: Fabiano Pereira
IDADE: 38 anos
TEMPO DE PROFISSÃO: 5 anos
FORMAÇÃO: federação internacional do setor
O QUE FAZ: ensina cachorros a guiar deficientes visuais e forma novos profissionais no ramo

Fabiano Pereira, 38 anos, preparava cães para competições de beleza. Um dia, um conhecido perguntou se um daqueles animais serviria de guia para seu filho, cego. A resposta era não. Mas, depois de encontrar a escola para treinadores de cães-guia Hellen Keller, em Balneário Camboriú (SC), e descobrir que estava parada por falta de professores, decidiu ir para a Austrália fazer um curso pela Federação Internacional de Cães-Guia, que certifica profissionais e escolas na área. Voltou pronto para iniciar a primeira turma de profissionais reconhecidos pela entidade no Brasil (a maioria aqui é autodidata), como parte do projeto do novo Centro de Treinamento Cães-guia do Instituto Federal Catarinense (IFC, www.ifc.edu.br). A habilitação exige dois anos de estudos em fisiologia animal, noções de veterinária e braile, por exemplo.

Os cães a serem treinados são comprados de criadores certificados e vivem com voluntários nos 18 primeiros meses. “Eles aprendem a conviver na sociedade, indo a shoppings, parques e outros locais públicos”, afirma. Depois, com os treinadores, aprendem direções, abrir e fechar portas e atravessar a rua. Um cão-guia relaciona o aroma de uma farmácia ou padaria após duas idas ao local. E logo decora trajetos. Basta dizer “trabalho” para que o animal vá ao local.

De acordo com registros do IFC, existem apenas 70 cães-guia no Brasil e 600 mil cegos. Os novos cães treinados serão doados de acordo com uma lista de espera feita em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.



MELHOR AMIGO DOS CEGOS
RAÇAS > As mais treinadas são Golden Retriever e Labrador (o cão da foto é um misto dos dois). Como esses cães têm cara de bonzinhos, é mais fácil as pessoas se aproximarem e interagirem com o cego, assim como permitir que ele circule livremente com seus animais — como manda a lei.

TEMPO > O treinamento do cão-guia e do cego que irá recebê-lo dura cerca de seis meses. Um único treinador pode adestrar até seis cães nesse período. Os cursos para treinadores são de dois anos.

APOSENTADORIA > Quando ficam velhinhos, os cães-guia são destinados para adoção. A idade de aposentadoria de cada cão varia e é determinada por ele mesmo e seu dono.


Fonte:  por Thaís Sant´Ana
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre o que procura

Ame seu animal de estimação

Ame seu animal de estimação
" Os animais são amigos tão agradáveis: não fazem perguntas, não criticam."