A obesidade
Segundo dados da instituição norte-americana, 40% dos cães do país estão acima do peso. No Brasil, a obesidade estimada entre os cães é de 30%, e de 25% entre os gatos. As principais causas da obesidade nos animais são má alimentação, sedentarismo, causas genéticas e castração.
A obesidade em animais pode gerar problemas cardiovasculares, respiratórios, dores nas articulações e limitação de mobilidade corporal. Na maioria dos casos, os veterinários percebem pouca preocupação dos donos dos animais em relação ao problema que pode levar o animal à morte.
Em relação aos animais domésticos, os donos são os principais culpados pela obesidade. Segundo pesquisa da The Blue Cross, ONG especializada no assunto na Inglaterra, da mesma forma que as pessoas que comem muito e se exercitam pouco se tornam propensas à obesidade, o mau comportamento sedentário do dono pode influenciar nos hábitos de seus animais. O animal imita o dia a dia de seu dono ou sofre pela falta de atenção prestada pelo seu proprietário.
Segundo a pesquisa, muitos donos de animais ignoram a importância do tipo de ração para a necessidade nutricional de cada tipo de animal, sendo incorreto o ato de dar biscoitos e comida de consumo humano para os bichos. Quando o animal começa a apresentar formas arredondadas, o dono deve ter atenção e encaminhar o animal para análise clínica de um veterinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário