google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Segundo uma recente pesquisa.... - PLANETA DOS PETS

"NÃO BASTA AMAR, TEM QUE CUIDAR"

Translate

Segundo uma recente pesquisa....

      

Gatos: eles são mesmo os melhores aliados da sua saúde

Para muitas pessoas os gatos são sinónimo de alergia e o contacto com este animal é proibido. Mas se a convivência for precoce isso pode ser evitado. Um estudo do Instituto Nacional de Alergias dos Estados Unidos da América, publicado , em 2002, no 'Journal of the American Medical Association' indica que as crianças criadas, no seu primeiro ano de vida, numa casa com dois ou mais gatos, ou cães, têm menos propensão a desenvolver alergias do que aquelas que nunca tiveram esse contacto. [Fotografia: Shutterstock]
Saiba quais os benefícios que os gatos têm para a saúde dos humanos:
1."Fazer festas a um gato alivia bastante o stress", refere a veterinária Andreia Araújo, da Clínica Veterinária Santa Teresinha, na Madeira [Fotografia Shutterstock]
3. Segundo a especialista, as vibrações e o som do ronronar dos gatos ajudam a curar as infeções, a nível geral. [Fotografia: Shutterstock]
3. Têm um efeito terapêutico e ajudam no combate à depressão [Fotografia: Shutterstock]
4. Pela sua influência anti-stress, ajudam a baixar a pressão arterial. [Fotografia: Shutterstock]
5. Num estudo de 2015, da clínica americana Mayo Clinic's Center for Sleep Medicine (Minnesota), 41% dos donos de animais de estimação respondeu que dormia melhor quando tinha o seu gato, ou cão, a dormir por perto, contra 20% que disse ficar com o sono perturbado por causa dele. [Fotografia: Shutterstock]
6. Estudos feitos no Reino Unido concluíram que quando chega a hora de dormir, as mulheres, sobretudo, preferem os gatos aos seus parceiros, relatando que dormem melhor com os pequenos felinos ao lado do que com os seres humanos.[Fotografia: Shutterstock]

Fofos, misteriosos e independentes são os adjetivos que mais frequentemente se associam aos gatos. E quando se fala de saúde são as alergias que eles provocam as primeiras a ser lembradas.
Mas os efeitos na saúde humana destes pequenos felinos domésticos são muitos e, em grande parte, positivos, reduzindo a ansiedade e o stress, como explica Andreia Araújo, veterinária da clínica veterinária de Santa Teresinha, no Funchal, na Madeira.
“Está mais do que provado e existe estudos feitos, em universidades dos Estados Unidos da América, que referem que fazer festas a um gato alivia bastante o stress”, refere a especialista, que há um ano abriu as portas da sua clínica para ajudar os animais feridos ou intoxicados nos incêndios que devastaram a Madeira.
O simples ronronar dos gatos também tem efeitos positivos na saúde das pessoas, ao contribuir para a reabilitação física e para o tratamento de infeções. Segundo comprovam vários estudos citados pela veterinária madeirense, o ronronar, quando “associado ao tratamento medicamentoso, ajuda a acelerar o processo curativo”. “Ouvir o seu ronronar também pode ser terapêutico”, acrescenta a veterinária.
Tudo isso acaba por ser importante para baixar os riscos relacionados com as doenças cardíacas e vasculares.
“O nosso quotidiano costuma ser bastante atarefado e está mais do que provado que quem tem gatos em casa esquece tudo o que se passou no resto do dia.”
Daí que o termo ‘cat ladies’ esteja a cair em desuso e existam cada vez mais homens a optarem também por este animal de companhia.
Na sua experiência como veterinária, Andreia Araújo nota haver “mais pessoas, independentemente do sexo, a adotarem gatos por causa do ritmo de vida, de terem pouco tempo para passear com o animal e um gato não exige passeios, é um de espaços interiores.”
Basta limpar a caixa de areia, colocar a comida e água fresca e dispensar alguns momentos de carinho. Nada de muito difícil e uma troca mais do que justa.
Fonte: Delas.pt
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre o que procura

Ame seu animal de estimação

Ame seu animal de estimação
" Os animais são amigos tão agradáveis: não fazem perguntas, não criticam."