Fonte :Kethlin Meurer
Em cães com muito pelo, é indicado o banho uma vez por semana, pelo menos
Todo mundo quer um cão cheiroso e com uma boa aparência, mas, para isso, não dá para dispensar o banho. Vale, também, ficar de olho em alguns cuidados necessários durante o banho para que o animal de fato tenha um pelo bonito e com um cheiro agradável.
De acordo com a proprietária de um pet shop de Venâncio, Silvana Ebert, para dar banho no cachorro, torna-se necessário usar um shampoo específico para cães. Em um primeiro banho, Silvana indica que se use um shampoo neutro e, em seguida, que sejam dados mais dois banhos com um shampoo de limpeza profunda. Caso o animal tenha o pelo na cor branca, recomenda-se um produto branqueador.
Os sabonetes específicos para esses animais de quatro patas são usados com mais frequência naqueles que são filhotes ou que têm algum problema na pele. Além disso, Silvana explica que quando se tem um cachorro dentro de casa e este tem muito pelo, o indicado é que o banho seja dado uma vez por semana pelo menos, diferente dos animais que têm menos pelo, pois estes podem tomar banho a cada 15 dias.
Se o banho é estendido e o animal peludo, o pelo, além de ficar muito sujo, pode formar muitos nós. Em situações como esta, segundo Silvana, o cão pode, até mesmo, desenvolver bactérias e fungos na pele. 'Tanto faz se é inverno ou verão, o animal vai transpirar igual e se sujar igual. Essa sujeira fica toda retida no pelo', complementa.
Na hora do banho, vale ficar atento aos olhos dos animais, porque, assim como os nossos, os olhos deles também podem se irritar caso entre algum shampoo. 'Por isso, não se dá banho embaixo de um chuveiro normal, mas sim, com um chuveirinho', explica.
Secagem
dos pelos
Após o banho, torna-se fundamental secar bem os pelos do cão e isso deve ser feito com secador. Caso o pelo não seja bem secado, o animal pode ficar com um cheiro ruim, assim como, ter problemas de fungos ou bactérias que se instalam na pele e que podem provocar queda de pelos. A potência do secador, de acordo com Silvana, pode ser alta, porque quanto mais rápido o cão for secado, melhor. Além disso, acrescenta que, ao mesmo tempo em que é usado o secador, também torna-se importante escovar o pelo para evitar os nós. Interessante é também passar o secador em apenas um sentido e não em círculos, por exemplo. 'Se passar em círculos, o pelo vai ficar cheio de nó', comenta.
Quem tem cão com pelo comprido, recomenda-se que a escovação dos pelos seja feita todos os dias. Contudo, se isso não for possível, o ideal é, ao menos, fazer a escovação três vezes por semana. 'Depois do banho, a pessoa escova o tempo que achar necessário e quando ver que não tem mais nó. Normalmente se usa uma raspadeira e um pente', comenta. Caso o animal de fato tenha uma grande quantidade de nós nos pelos, torna-se interessante passar o spray desembaraçador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário