google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Você já ouviu falar sobre leucemia viral felina? - PLANETA DOS PETS

"NÃO BASTA AMAR, TEM QUE CUIDAR"

Translate

,

Você já ouviu falar sobre leucemia viral felina?




Tudo que você deve saber para ver seu gatinho saudável.

Vale a pena ler toda a matéria.

Vacinação de gatos deve começar com 30 dias de vida
Trata-se de uma patologia que acomete gatos. Alguns desses animais adquirem a infecção ainda jovens, quando nascem de uma gata infectada a qual pode transmitir o vírus pelo leite. Enquanto isso, outros têm a doença por meio do contato direto com a saliva de um felino contaminado.

A médica veterinária Ana Campos explica que a maioria dos gatos com leucemia viral felina apresenta um emagrecimento progressivo, perda de apetite, diarreia, palidez das mucosas e cansaço. Qualquer um desses sintomas pode estar associado à doença. 'Se o gato não for vacinado com a vacina específica de prevenção, é preciso procurar um médico veterinário', comenta.
A doença, de acordo com ela, acomete, principalmente, gatos que têm acesso a pátios e jardins, animais que não foram vacinados contra a leucemia viral. 'A prevalência da leucemia varia de acordo com a idade, estado de saúde, ambiente e tipo de vida. Não tendo relação entre macho ou fêmeas', complementa.
Segundo Ana, o compartilhamento de potes de comida e bebida também pode oferecer riscos à saúde do animal. Por ser a saliva uma fonte de infecção, a profissional recomenda cuidados com brigas de gatos em épocas de acasalamento, quando pode ocorrer a inoculação da saliva contaminada nos ferimentos.
A médica veterinária ressalta que é muito difícil existir cura para a doença. Às vezes, o gato promove resistência ao vírus, mas isso não impede do animal, mais tarde, revelar sintomas e fazer a viremia.
VACINAÇÃO
De acordo com a profissional, a vacinação de gatos deve começar com 30 dias de vida. Os animais devem ser testados e vacinados com vacina específica para prevenção da leucemia, chamada de Quíntupla.
Todos os anos, segundo ela, deve ser feito um reforço da mesma vacina. Por se tratar de uma doença de difícil cura, Ana reforça a importância da prevenção que apenas ocorrerá com a correta vacinação dos animais.
Ela explica que não há tratamento comprovado para infecção por esse vírus, mas, na prática, se usa antivirais. Também se faz um controle das infecções secundárias e cuidados gerais com a saúde.
Como forma de aumentar o tempo de vida do gato, é essencial o acompanhamento veterinário. No entanto, é importante evitar que este não transmita o vírus para demais animais.
A profissional ressalta que quando se tem um animal de estimação, os tutores devem procurar um profissional para tirar dúvidas e conversar sobre vacinação, alimentação e todos os detalhes que implicam em um bom estado de saúde. 'A população de gatos aumenta a cada ano e a leucemia ainda continua repetitiva em nossos consultórios, causando olhares tristes e choros nos proprietários de gatos', lamenta.
Fonte: por: Kethlin Meurer
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre o que procura

Ame seu animal de estimação

Ame seu animal de estimação
" Os animais são amigos tão agradáveis: não fazem perguntas, não criticam."